UTILIZE A COR CERTA PARA SUA DECORAÇÃO

BLOG WALLPAPERLAND

Decoração, Decoração com Papel de Parede

0 comments

Quando falamos em cores, elas não só costumam causar muita dúvida, mas também são um dos elementos que causam mais impacto em um ambiente, assim como, papel de parede, painel fotográfico, cortinas e tapetes.

A cor define seu estilo, qual a combinação ideal? Posso usar rosa e verde, azul e amarelo em minha decoração?

Para ajudar um pouco, resolvemos ir lá na raiz de tudo, na Teoria da Cores, uma coisa que todo decorador, profissional ou não, deveria saber.

roda-das-cores

Roda das cores

 

 

 

Simplificando, a roda de cores fornece uma representação visual de quais cores combinam. Ela remove todas as conjecturas. A maioria dos modelos são compostos de 12 cores essenciais, entretanto, na teoria, a roda de cores poderia ser expandida para incluir um número infinito de tons.

A gente sempre aprendeu que as cores essenciais são as 7 cores do arco-íris. Verdade, mas o fato é que a roda tem realmente 12 cores. Elas se dividem em:

Cores primárias: Vermelho, azul e amarelo. Não são resultante da mistura de nenhuma das cores.
Cores secundárias: Laranja, roxo e verde. São resultante da mistura de duas das cores primárias.
Cores terciárias: Os seis tons são resultantes da mistura das cores primárias com as secundárias.
Começar qualquer interior com uma das cores da roda de cores pode ser uma opção para quem vai optar por um ambiente bem colorido.
03965-20 03969-40 03971-10

 

 

 

 

Uma vez escolhida a cor básica, fica fácil criar as diferentes versões de uma mesma família. Tudo o que você precisa é combinar a cor escolhida com uma cor neutra, seja para clareá-la ou escurecê-la.

Clareamento: cor obtida através da adição de branco.
Sombra: cor obtida através da adição de preto.
Saturação ou Croma: cor obtida através da adição de cinza. Quanto mais cinza se adiciona à cor, mais neutra ela se torna.

sala-cinza-azulada

Você já deve ter ouvido que as cores podem ser quentes ou frias. Essa temperatura descreve onde a cor está na roda de cores.

Vermelhos, laranjas e amarelos costumam ser considerados cores quentes ou ativas. Elas são mais vibrantes e parecem trazer uma sensação de vivacidade e intimidade para o espaço. Em contraste, roxos, azuis e a maioria dos verdes são as cores frias. Elas podem ser usados para acalmar uma sala e trazer uma sensação relaxante.

quarto-cores-quentes

Quandro tratamos de esquemas de cores, as complementares são as mais simples. São as cores que se encontram em direções opostas na roda de cores. Normalmente uma cor atua como o tom dominante e a outra como um atenuante. Isto significa combinações como vermelho e verde, azul e laranja, ou amarelo e roxo.

Essas combinações de cores são extremamente contrastantes, o que significa que é melhor utilizá-las em pequenas doses e quando você quiser chamar a atenção para um elemento particular do design de seu interior. Você pode explorar esses contrates para fazer o seu quarto pop ou para trazer vitalidade extra para o seu home-office, por exemplo.

 

quarto-branco-laranja-azul

Se você gosta da ideia de um esquema de cores complementares, mas a alternativa parece um pouco ousada demais para o seu gosto, as cores complementares decompostas podem ser uma escolha mais segura. Para fazer este esquema de cores, você deve primeiro escolher o seu tom de base. A seguir, ao invés de escolher a cor que está logo a frente da roda de cores, você escolhe os dois tons que estão ao lado desta cor oposta.

Esses dois tons irão proporcionar uma sensação de mais equilíbrio para o ambiente. Você ainda vai ter o impacto visual de cores ousadas, mas vai ser capaz de incorporar mais cores sem depender dos neutros para acalmar o espaço.

As cores complementares decompostas funcionam melhor quando você usa a sua cor de base como cor dominante. No entanto, ao invés de escolher um tom saturado, tente se concentrar em uma cor mais delicada. Assim, você pode abusar mais dos outros dois tons em alguns detalhes do espaço.

quarto-bebe-azul-amarelo-laranja

Share this post! 0 0 0 0
WhatsApp
Enviar WhatsApp